domingo, 14 de março de 2010

Mera Ficção 2

Ao reler alguns de meus textos e analisar os comentários feitos a eles, senti a necessidade de deixar bem claro que em sua grande maioria não passam de fantasia.
Baseio-me nos sentimentos dos outros, suas experiências, ou até mesmo nas minhas, mas de forma distorcida.
Ora se eles fossem um espelho da minha realidade, seria eu um corno, ou um safado! Deixo claro que poesia é fantasia, influenciada pelo sentimento, mas ainda assim fantasia. Beirando o surreal. Talvez até um exagero da realidade. Uma hipérbole poética (Deu pra perceber a ênfase que dei agora pra deixar claro que não passam de fantasias né?! hehehe!). (In)felizmente essa é a realidade de muitos escritores. Então por favor, não venham me julgar pelo que escrevo. Meu blog não é meu diário, apesar de conter partes de mim. Este é o mal das pessoas que escrevem em blogs. Estava conversando esses dias com uma amiga e compartilhamos do mesmo problema: somos julgados pelo que escrevemos. Se eu escrevo sobre uma mulher, não necessariamente eu tenha ficado com ela, e talvez ela nem exista. Da mesma forma que Bernini esculpia maravilhosamente situações que ele nunca havia presenciado, ele apenas imaginava, colocava-se no lugar, nós também escrevemos fantasiando.
Talvez eu tenha até decepcionado muita gente com esta afirmação, mas é assim que defino a grande maioria de minhas poesias e Crônicas: Mera ficção.

PS: A imagem acima é uma escultura de Bernini: O rapto de Proserpina

Israel Alves

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. É verdade. Escritores tendem a ser generalizados por causa daqueles que mergulham nesse mundo interior e publicam livros quase autobiográficos. O problema é que nem sempre se escreve sobre si, ainda mais em blogs. É sempre bom deixar claro mesmo, as pessoas julgam e, muitas vezes, julgam mal. Mas o fato de não ser sobre vc o que escreve, não tira a beleza e nem a profundidade. Bjos!

    p.s.: Adoro Bernini. O Vaticano respira obras dele

    ResponderExcluir
  3. Somos totalmente diferentes nisso... não sei escrever algo que não sinta... o meu blog sou eu.
    Mas a gnt nunca fica livre de ser julgado, por mais que me escreva lá, nem todo mundo me lê, não conseguem entender quem eu sou... e julgam...

    Mas acho tão legal quem cria, quem fantasia, quem escreve além do que se é...
    Beijos garoto, ;*

    ResponderExcluir