quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

A ignorância norte-americana


Recentemente, assistindo a um documentário de Michael Moore, me dei conta da ignorância norte-america, falando de forma generalizada.
A realidade é que os Estados Unidos da América é um país individualista e, como muitos governantes do próprio país dizem, age de acordo com seus próprios interesses.
Uma cena que me chocou no filme, foi quando apareceram militares americanos falando de forma excitada o quanto gostam de matar iraquianos. Compararam a guerra a videogames. Não suportei a cena e me pus a escrever como forma de desabafo.
Entendo completamente a razão de um jovem do Oriente Médio aderir à alguma facção terrorista. Às vezes, colocando-me em seu lugar, penso que faria o mesmo. Acho que a maioria de nós faria o mesmo se tivesse a família e amigos inocentes assassinados e violentados por um governo estrangeiro que tem como real interesse na guerra, o petróleo e posição política.
Se você pensar bem, poderá ver que o uso da força militar contra o terrorismo é inapropriado e ineficiente. “Atos terroristas são levados a cabo por pequenos grupos de indivíduos que frequentemente são transformados, pela imaginação popular, em heróis fora-da-lei”. O uso da força militar apenas contribui para recrutar mais pessoas para a causa. “O terrorismo só pode ser combatido pela polícia e pelas agências do serviço secreto. A Europa prende suspeitos terroristas; os Estados Unidos explodem qualquer lugar onde os terroristas possam estar escondidos”. Pensando melhor ainda, a decisão de George W. Bush em invadir o Iraque e derrubar Saddam, era exatamente o que Osama Bin Laden queria. A Al-Qaeda era totalmente contra o governo secular de Saddam Hussein. Dá para perceber que Bush daria para ser um excelente recrutador para facções terroristas não é?
Voltando a falar da ignorância dos norte-americanos. Em pesquisa para seu livro, Eliot Weinberger descobriu que “20% dos alunos norte-americanos no ensino médio não conseguem localizar os EUA em um mapa-múndi. Trinta por cento não conseguem encontrar o oceano Pacífico”. Um absurdo não? Então eu me pergunto: Qual a razão para nós brasileiros idolatrarmos tantos os Estados Unidos? Não venho aqui fazer um discurso anti-americanista, acho os EUA um grande país e reconheço todo seu desenvolvimento, mas acho que nós brasileiros levantamos demais a bola deles por aqui. Um povo que não sabe o que se passa ao redor do mundo, não merece tamanho respeito.
Fica aqui minha indignação, meu desabafo! Espero que mude a forma de pensar de alguém! Hehe
Israel Alves

Fonte:
“Era Bush”, Eliot Weinberger
“Fahrenheit” (doc), Michael Moore

9 comentários:

  1. Aê voltouuu xD
    Muito bom o texto...não suma não rapaz, seus textos são bons =)

    ;*

    ResponderExcluir
  2. "Às vezes, colocando-me em seu lugar, penso que faria o mesmo. Acho que a maioria de nós faria o mesmo se tivesse a família e amigos inocentes assassinados e violentados por um governo estrangeiro que tem como real interesse na guerra, o petróleo e posição política."


    Ainda bem que você só acha. Eu não faria. Poderia ficar com uma grande raiva. Logico. Mais não me mataria e nem me juntaria a uma facção terrorista... Ate porque, se ninguém levantar a bandeira branca, essa guerra nunca vai acabar.
    Falando da ignorância dos norte-americanos.. concordo com você, querem passar por cima de tudo e de todos e acabam esquecendo dos valores do seu próprio povo.
    E querendo ser um pouco patriota, acho que os brasileiros realmente deveriam "patriotizar" (hehehehe) menos os EUA e dar mais valor ao Brasil.

    ResponderExcluir
  3. Tu diz isso pq tu nao passa e nunca vai passar pelo que esse povo passa e tu vive numa cultura que diz que isso é errado. Mas pra eles naquelas sociedades com suas regras baseadas na religião que justamente apoia essas ações, é totalmente diferente e aceito. Quem olha de fora e ve só o lado que a midia quer mostrar não sabe o que realmente acontece lá e acha logo que os mulçumanos são os vilões, mas isso é o que a mídia americana quer que vc pense!

    ResponderExcluir
  4. Perai... quem disse aqui que os mulçumanos são vilões? hm? Apenas disse que não faria o mesmo, independente de cultura, mesmo me colocando naquele lugar, como tem mulçumanos que não fazem. E não comentei nada sobre bandido e mocinho na história. Não sou muito adepta a acreditar de cara no que a mídia fala, pricipalmente a mídia amaericana que mostra um "cara" da guerra, ela tendo duas faces.
    enfim..
    como disse, essa guerra so acaba quando alguem se render.

    ResponderExcluir
  5. Confesso que a cada artigo que leio mais me surpreendo com o talento deste jovem.
    Israel articula muito bem as palavras e consegue passar verdade naquilo que escreve...
    Vá em frente rapaz! Admiro-te muito!

    ResponderExcluir
  6. Após ler seus textos começo a achar que existe uma peça de xadrez no tabuleiro errado. Gostaria de trocar algumas ideias contigo, marianamfc2003@gmail.com. Aguardo

    ResponderExcluir
  7. Ta escrevendo tão bem!!!! Depois quero ler um artigo teu na revista! ;)
    Um frase que mexeu comigo. Até pq o Bush é o espelho da maioria. Já que foi pelo voto livre e democrático que ele ganhou as eleições. "Dá para perceber que Bush daria para ser um excelente recrutador para facções terroristas."

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Achei interessante a pergunta "Qual a razão para nós brasileiros idolatrarmos tantos os Estados Unidos?" e de você dizer que não é nenhum discurso anti-americanista. Porque eu realmente sou americanizada e às vezes depois de ler certas matérias como a sua, me pergunto isso. Enfim, você escreve muito bem. Aline Salmin

    ResponderExcluir