sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Jornalismo, profissão?Acho que não!

Esses dias estava eu conversando com um amigo meu quando ele soltou a seguinte frase: “jornalismo não é mais profissão”. Ao escutar isso logo me veio uma indignação, quem é ele pra falar isso?
No dia em que não existir mais jornalismo, o mundo para! Isso mesmo que você leu, o mundo para! Para, porque, como eu já escrevi nesse blog, vivemos num mundo que gira em torno da informação. Sem informação a terra para, ou pelo menos nossa sociedade. Poucos se dão conta da importância do jornalismo hoje. Apenas os mais cultos se dão o luxo de ler um bom jornal, o resto obtêm algumas informações através de outras pessoas, informações distorcidas, quase como que fofoca! Os desatualizados não têm nem assunto interessante pra falar. Até mesmo pra paquerar, o jornalismo ajuda! E olha que disso eu entendo bastante! Hehe! O que escrevemos ou falamos, vão ser os assuntos das rodinhas de conversa no outro dia!
E o que aconteceu então?Por que esse amigo falou tal afirmação?
Acontece que com os políticos cada vez mais querendo manipular a informação e alienar o povo, decidiram retirar a obrigatoriedade do diploma de jornalismo. Agora todo mundo pode ser jornalista! Uhuuuuul!!! E o que eles ganharam com isso? Bom, agora com pessoas sem formação e sem experiência, fica mais fácil usá-las pra alienar o povo! Pra os que não entendem: agora fica mais fácil roubar, sem ninguém perceber. Fica mais fácil prometer e não cumprir e o povo ainda continuar pensando que está em boas mãos.
Acontece que pra quem é bom jornalista, não mudou nada! Isso mesmo, imaginem se uma emissora como a globo, ou um jornal como a Folha de São Paulo, preferiria um jornalista sem formação, podendo ter um formado?
Mas pra falar a verdade, acho que jornalismo não é profissão mesmo não! Se você pensar bem, nós viajamos o mundo inteiro, falamos várias línguas, conhecemos várias culturas, conhecemos gente famosa e importante (e às vezes até ficamos famosos), entramos em vários eventos de graça, temos um nível intelectual e cultural elevado, várias histórias pra contar e ainda somo pagos pra isso! Eu pagaria pra ter tudo isso, mas se querem pagar-me pra isso, recusar é que eu não vou!

Israel Alves

2 comentários:

  1. Essa é mais pura verdade!!! heheh Apoiadíssmooo! Dose é vc querer conversar coisa séria e a galera ficar boiando.. o assunto acaba.. ai vão falar abobrinha.. osso!!!!
    E detahe: as festas que os jornalistas vão são super legais! hehehehe

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir