quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Anne Frank e os judeus

Recentemente li “O diário de Anne Frank”, e no decorrer do livro voltei a indagar-me em qual teria sido o motivo das atrocidades nazistas aos judeus.
Anne Frank manteve seu diário de 12 de junho de 1942 a 1 de agosto de 1944. É incrível que em meio à 2ª Guerra, uma garota tenha se mantido tão tranqüila como se manteve. A complexidade de suas idéias mostra a quão madura era pra sua idade.
Em seu diário Anne descreve como os alemães marcavam os judeus, e como os isolavam economicamente, permitindo que só pudessem negociar entre eles (fora as lojas que eram fechadas). Não podiam usar carros, nem bondes ou motos. Sua locomoção deveria vir apenas por bicicletas. Anne descreve também como era o cotidiano no abrigo em Amsterdã durante a guerra. O medo de ser descoberta e levada pela Wehrmacht a um campo de concentração, a fome, brigas familiares e até sua sexualidade. Tudo isso foi abordado em seu diário.
Mas o que levou os alemães a odiarem os judeus? Logo após a 1ª Guerra Mundial, a Alemanha entrou numa crise econômica que exterminou a classe média alemã e levou um número cada vez maior de alemães a partidos radicais. Um desses grupos, o Partido Nacional Socialista Alemão dos Trabalhadores, comumente chamado de Nazista, prometia tornar a Alemanha grande novamente. Culpavam os comunistas e judeus pela crise. Eles não aceitavam que em meio à crise, outra raça continuasse a se dar bem nos negócios.
Parafraseando Geoffrey Blainey: “o holocausto foi um choque para a idéia de progresso humano, pois havia sido projetado e executado por uma nação que era vista por muitos olhos imparciais, no início do século, como a mais civilizada e culta do mundo”. Como resultado da guerra a Alemanha foi derrotada, Hitler cometeu suicídio e mais de cinco milhões de judeus foram mortos.

Israel Alves

3 comentários:

  1. Esse menino é o orgulho da nossa turma,hehehhehe,nerddddd,bjos!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Eu terminei de le-lo hoje de madrugada! Fiquei por alguns minutos, pensando como seria a vida de uma garota tão sonhadora e cheia de opniões em meio tanto cãos! A questão dos Judeus, é como a própria Anne afirmou com tristeza: " O que o um cristão faz é responsabilidade sua, o que um judeu faz é lançado no rosto de todos os judeus" Acho que o fato dela ter se descorbeto dentro do "Anexo Secreto", aprendendo a vencer seus medos e defeitos consigo mesma, fez dela alguém que jamais poderia ser "quebrada", seu amor a natureza, vendo Deus em todas as coisas criadas por ele... Descobrindo o Amor, na inocência de uma amizade!Fez com que Anne, não esquecesse mas se anestesiasse de todo aquele pânico! O livro é realmente incrivel, levei bastante tempo pra lelo, mas realmente valeu, a pena! Um lição que levo cmg para sempre! Anne me ensinou e me mostrou muitas coisas que não dava valor. Ela realmente era uma menina de ouro!
    beijos Israel,
    Fica na Paz

    ResponderExcluir